As Cores de Burano


Basta dar os primeiros passos na ilha de Burano (Veneza, Itália) pra sentir - de cara - uma energia positiva: as praças e os restaurantes charmosos, as casas estreitas de uma arquitetura simples de, no máximo, dois andares são todas pintadas em tons diferentes, dando ao local uma atmosfera única!
Ao viajar (pra qualquer lugar), não se prenda apenas a correria de visitar pontos turísticos. Ponto turístico a gente vê 'jogando no Google'. Ande pelas belas ruas estreitas e canais, sinta a vibração do lugar, observe as pessoas, sinta o calor, a cultura, os costumes do local... isso não tem tecnologia que consiga mostrar.





Burano  situa-se na lagoa de Veneza, e tal como a sua vizinha, é na realidade uma localidade constituída por várias ilhas pequenas ligadas por pontes. Os Buranellis (os nativos de Burano) sempre foram os pescadores, mas com a poluição das lagoas e do Adriático, a prática ficou cada vez menos produtiva. A lenda diz que eles começaram a pintar as casas em cores brilhantes para que os pescadores pudessem vê-las no meio do nevoeiro.




As casas de Burano seguem um padrão de cor especial, com base em um sistema específico que está em vigor desde a fundação da vila. Se você mora em Burano e deseja pintar sua casa, deve enviar um pedido para o governo, que responde fazendo uma nota das determinadas cores permitidas para esse lote específico de casas. Tudo isso pra preservar uma das maiores fontes de turismo da região: a explosão de cores!




Apesar de ser um lugar muito turístico e super acessível saindo de Veneza, Burano, nos deixa uma uma forte sensação de serenidade. Um lugar que parece ter saído de um conto de fadas e, provavelmente, um dos locais mais colorido do mundo.

você também vai gostar:

Viagem
Comentários
0 Comentários

Somos apaixonados por locais, sabores, aromas, formas e cores.

Tem alguma crítica ou sugestão? Algo que queira falar para a equipe do Confesso que Fui?

Manda um e-mail que responderemos assim que possível!


confessoquefui@outlook.com