Ponte Vecchio: Uma Ponte Medieval Repleta de Lojas

Muitos séculos atrás, pontes serviam para muitos propósitos. Além de facilitarem o transporte sobre a água, era comum as pontes medievais terem capelas e lojas construídas sobre elas, e muitas foram fortificadas com torres e muralhas, pois eram pontos de entrada importantes para as cidades. A Ponte Vecchio ou a "Old Bridge", que fica sobre o rio Arno, em Florença, Itália, é uma ponte de pedra medieval que, até hoje, é repleta de lojas construídas ao longo dela.

Hoje, o rio Arno é atravessado por seis pontes. Todas podem ser atravessadas a pé ou de carro, exceto a Ponte Vecchio, que não permite o tráfego de veículos. Isso porque a ponte medieval icônica está sempre lotada com os compradores!


A Ponte Vecchio foi o lar de lojas em toda a sua extensão desde o século 13. Comerciantes iam vender suas mercadorias em mesas após receberem a aprovação das autoridades competentes. Quando um comerciante não podia pagar suas dívidas, sua mesa de vendas era quebrada (literalmente) por soldados, fechando efetivamente seus negócios. Esta prática foi chamada de "bancorotto" e acredita-se que o conceito econômico de 'falência' foi originado a partir dessa prática.




As lojas pertenciam à Comuna e eram alugadas, originalmente para talhos, peixarias, e curtidores. Mas estes comerciantes produziam tanto lixo e mau cheiro, que o Duque Ferdinando de Medici substituiu todos por ourives. Até hoje, joalheiros ainda compõem a maioria das lojas de lá. Aliás, alguns dos melhores joalheiros de Florença vendem suas criações nesta ponte medieval, junto com alguns estúdios de arte e lojas de souvenirs.




Rumo ao século 15, as lojas que estavam originalmente no aluguel foram vendidas a proprietários privados e começaram a alterar a estrutura, acrescentando terraços externos e quartos que se estendiam em direção ao rio, com apoio em suportes de madeira. Até o século 17 a ponte havia assumido essa aparência caótica que nós vemos até hoje.



Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães se retiraram da Itália para a Alemanha, eles destruíram muitas pontes na Itália para impedir os avanços dos Aliados. Todas as pontes em Florença foram explodidas, mas Ponte Vecchio foi poupada. Em vez disso, bloquearam o acesso demolindo os edifícios medievais de cada lado.

Vale a pena passar pela ponte e conhecer um pouco de um costume medieval que vive até hoje em Florença.

você também vai gostar:

Viagem
Comentários
0 Comentários

Somos apaixonados por locais, sabores, aromas, formas e cores.

Tem alguma crítica ou sugestão? Algo que queira falar para a equipe do Confesso que Fui?

Manda um e-mail que responderemos assim que possível!


confessoquefui@outlook.com